Quando ocorre a manutenção indevida de um cadastro negativo, é importante que o consumidor tome medidas para corrigir essa situação. Se ele já pagou a dívida e o registro negativo não foi excluído dentro do prazo de 5 dias úteis, é fundamental entrar em contato com a empresa responsável e exigir a exclusão imediata.
Caso a empresa se recuse a fazer a exclusão, mesmo após a solicitação do consumidor, a próxima etapa será iniciar uma ação judicial. Nesse caso, é possível entrar com um pedido de “antecipação de tutela”, solicitando ao juiz que determine a imediata exclusão do cadastro negativo.
Destaca-se ainda que, a indevida manutenção da inscrição do nome do devedor em cadastros de inadimplentes gera o direito à indenização por danos morais, sendo desnecessária a comprovação dos prejuízos suportados, pois são óbvios os efeitos nocivos da negativação.
Essa situação pode causar sérios prejuízos ao consumidor, afetando sua reputação financeira e dificultando o acesso a crédito. Portanto, é fundamental agir rapidamente para resolver essa situação e proteger seus direitos.
Procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas acerca do tema. Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!