O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou recentemente uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela Dataprev para analisar os atestados médicos enviados eletronicamente como parte dos pedidos de benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. O propósito principal é detectar padrões e prevenir qualquer tentativa de fraude ou uso de documentos falsos.
O sistema, denominado Atestmed, substitui a avaliação médico-pericial por uma análise documental nos casos em que o benefício solicitado tem duração de até 180 dias. Os segurados podem submeter seus atestados através do aplicativo ou do site Meu INSS, facilitando o processo de requisição.
A inteligência artificial examinará diversos elementos nos atestados médicos, incluindo o nome e a assinatura do médico, número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), especialidade médica, verificação da autenticidade do atestado em relação à instituição onde o médico está vinculado, além de identificar o endereço IP do computador de origem do envio do arquivo, fornecendo um rastreamento mais preciso.
Essa medida visa aprimorar a segurança e a eficiência dos processos de concessão de benefícios pelo INSS, evitando fraudes e garantindo que os benefícios sejam concedidos de forma justa e adequada.
Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!