Quando pensamos em INSS, geralmente nos recordamos da aposentadoria, todavia, infelizmente nos esquecemos dos vários outros benefícios que fornecem proteção ao contribuinte e suas famílias.
Este artigo tem como objetivo te alertar para o fato de que muitas pessoas não contribuem para o INSS, assim NÃO têm cobertura dos seus benefícios!
Mas doutora, quais são os benefícios de contribuir com o INSS?
Existem muitos benefícios previdenciários, que o segurado passa a ter direito ao contribuir com o INSS, como por exemplo:
- Auxílio doença: é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
- Aposentadoria por invalidez: devido ao cidadão incapaz de trabalhar e que não possa ser reabilitado em outra profissão.
- Pensão por Morte: pago aos dependentes do segurado que falecer.
- Auxílio Acidente: benefício de natureza indenizatória pago em decorrência de acidente que reduza permanentemente a capacidade para o trabalho. – Auxílio Reclusão: pago apenas aos dependentes do segurado do INSS durante o período de reclusão ou detenção.
- Salário Maternidade: pago no caso de nascimento de filho ou de adoção de criança.
Esses benefícios proporcionam proteção imediata e podem garantir segurança financeira básica para o trabalhador e sua família.
Não devemos encarar o INSS APENAS COMO APOSENTADORIA, mas sim como um meio de garantir a segurança de nós mesmos e de nossas famílias. 🤝
Procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas acerca do tema! Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!