Muito se fala sobre a guarda unilateral, guarda compartilhada e direito de visita, mas você sabe quando a guarda unilateral é aplicada?
Quando um relacionamento entre pais que têm filhos se rompe, além da obrigação de pagar pensão, há outro assunto que precisa ser resolvido: a guarda das crianças.
Geralmente, a guarda é compartilhada, mas há muitos casos em que a guarda unilateral é aplicada. Nesses casos, a responsabilidade pela criança é atribuída somente a um dos pais ou a quem o substitui. Dessa forma, o detentor da guarda tem a responsabilidade exclusiva de tomar decisões sobre a vida da criança, enquanto o outro só pode supervisionar essas atribuições.
A guarda unilateral ocorre quando um dos pais não tem intenção de ficar com a guarda da criança, ou em caso de disputa entre os pais sobre quem irá ficar com a guarda.
Nesses casos, um estudo social será realizado para verificar quem possui melhores condições de ficar com a criança, levando em consideração a educação, o estudo, o lazer e outros aspectos.
É importante lembrar que a parte que não detém a guarda terá o direito de visita, que deve ser regulamentado.
Procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas acerca do tema! Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!