Pediu um empréstimo pessoal mas na verdade o banco lhe deu um cartão de crédito consignado? Saiba o que fazer!
Mas antes, importante falar para você o que é o Cartão de Crédito Consignado, confira:
O cartão de crédito consignado é uma modalidade de crédito que vem causando problemas para muitos aposentados/pensionistas do INSS. Eles vêm sofrendo descontos indevidos em seus rendimentos a título de “Empréstimos sobre RMC”.
A RMC é a Reserva de Margem Consignável, que é destinada ao pagamento de fatura do cartão de crédito consignado, com desconto automático na folha de pagamento 5%.
As instituições bancárias concedem limites de crédito para saque de até 5%, utilizando a RMC como se fosse um empréstimo pessoal, o que é considerado abusivo.
Isso porque as taxas cobradas nas operações com cartão de crédito são muito superiores às do empréstimo tradicional praticadas no mercado.
Além disso, cada vez que o tomador do empréstimo imagina que está pagando a parcela do empréstimo consignado, na verdade está apenas pagando o valor dos juros e encargos cobrados pelo banco pela utilização do cartão de crédito, o que impossibilita a quitação da dívida e a torna infinita.
Essa prática por parte das instituições bancárias já é alvo de diversas ações com decisões judiciais favoráveis aos consumidores, que, além de terem o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente em dobro, recebem também indenização por danos morais!
É importante estar atento e ficar ciente dos riscos envolvidos antes de aderir a essa modalidade de crédito.
Portanto, se você está passando por essa situação ou conhece alguém, é importante orientá-lo a procurar ajuda jurídica para resolver o problema. Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!