Postar nas redes sociais pode prejudicar o trabalhador?

Trabalhador, cuidado com o você vai publicar nas redes sociais tendo em vista que isso pode prejudicar sua vida profissional e até levar uma suspensão/advertência e em casos mais graves, demissão por justa causa!

Inicialmente, cada um é livre para postar em suas redes sociais. Mas a liberdade de expressão tem limites. Não se pode divulgar conteúdos contrários à lei. Também é preciso seguir as regras de bom senso e da ética. 

Em se tratando de rede social pessoal o monitoramento é vedado, ou seja, não pode ser feito pelo empregador sob pena de se violar os direitos a privacidade e a intimidade constantes do artigo 5°, X, da Constituição Federal.

Contudo, usar as redes sociais para difamar o empregador, colegas, clientes ou pacientes nas redes sociais é crime contra a honra e pode ser passível de despedida por justa causa e até uma eventual indenização por dano moral. 

Ainda, utilizar as redes sociais para conseguir objetivos ilícitos também pode justificar demissão ou outras consequências legais. Os trabalhadores devem estar atentos ainda às regras de confidencialidade para não revelar segredos corporativos nas redes sociais.

Importante destacar que o bom senso e a ética valem para a vida pessoal e para a vida profissional. As redes sociais são uma extensão da vida, mas não isentam empregados e empresas do respeito, das boas relações e do cumprimento da lei.

Portanto, cuidado com o que você vai postar nas redes sociais! Se gostou do nosso conteúdo, deixe o like e compartilhe com os amigos!

 

Related Posts

Leave a Reply