Para evitar processos trabalhistas, as empresas precisam adotar medidas muitas vezes simples, mas muito eficazes em reduzir falhas de comunicação e erros do dia a dia.
Contudo, não são todas as empresas que adotam tais medidas, prejudicando-se assim o trabalhador!
Neste sentido, hoje iremos falar sobre as principais causas de processos envolvendo trabalhadores, confira até o final:
1) Cálculo incorreto ou não pagamento da rescisão trabalhista, fazendo com que o trabalhador receba menos ou nenhum dinheiro do que é previsto em lei.
2) Horas extras trabalhadas e não pagas pelo empregador.
3) Falta do registro em carteira, fazendo com que o trabalhador perca direitos trabalhistas como FGTS, Férias, 13º Salário e contribuições para o INSS.
4) Desvio de função, que é ser registrado para efetuar uma função menor do que a realmente desempenhada.
5) Insalubridade ou Periculosidade – Quando o trabalhador desempenha atividade perigosa e não recebe os adicionais previstos em lei.
6) Assédio Moral – Quando o funcionário sofre maus tratos verbais ou psicológicos no ambiente de trabalho.
Uma das melhores formas de evitar um processo trabalhista é, simplesmente, cumprindo a lei. Na Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, é possível identificar todas as normas que devem ser seguidas na hora de contratar um funcionário.
Contudo, caso a empresa cometa qualquer ato ilícito acima, procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas acerca do tema!