Vítima de fraude do pix? Saiba o que fazer!

Doutora, fui vítima de fraude no PIX e agora?

Antes de falarmos para você o que fazer, importante dizer que uma das medidas de segurança criada pelo banco central que tem por objetivo conter fraudes relacionadas ao PIX é o bloqueio cautelar após você suspeitar ser vítima de fraude.

Neste sentido, você pode informar o seu banco relatando o que ocorreu através da central de atendimento (anote o número do protocolo,) a fim de que o banco do usuário recebedor tome ciência da notificação de infração.

O banco, ao tomar conhecimento de uma possível fraude na transação do PIX, deverá realizar o bloqueio preventivo do valor transferido para que possa ser avaliado a suspeita de fraude, e posteriormente, realizar o estorno.

Mas doutora, o banco não quer resolver meu problema com a fraude que sofri no PIX, e agora?

As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.

Quando a vítima entra em contato com a instituição financeira logo após o crime, requerendo o bloqueio dos valores na conta de destino, mas seu pedido não é atendido, a instituição financeira pode ser responsabilizada pela falha na prestação dos seus serviços e, também, pela falha no sistema de segurança.

Portanto, procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas acerca do tema!


 

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