Está chegando a hora de aposentar e o segurado do INSS fica com diversas dúvidas, como por exemplo: Onde vou dar entrada na minha aposentadoria? O que preciso levar ao INSS? Onde recebo o pagamento?
Você já ficou com algum destes questionamentos na cabeça? Não se preocupe, hoje vamos tirar as dúvidas mais comum quando você está prestes a se aposentar!
O primeiro questionamento que surge para o segurado que vai se aposentar é: Como dar entrada na minha aposentadoria?
Você pode ir no INSS, usar o aplicativo “MEU INSS” ou então ligar para a central 135. Contudo o mais indicado é você procurar uma advogada especialista em Direito Previdenciário de sua confiança para que você consiga se aposentar de primeira e recebendo o valor correto, tendo em vista que existem graves erros de cálculo em diversas aposentadorias!
O segundo questionamento mais comum é: Quais os documentos necessários?
Além dos documentos pessoais, você precisa do comprovante de residência atualizado; carnês de contribuição; Certidão de Tempo de Contribuição (para servidores públicos); certidão de reservista (para homens) e Carteira de Trabalho. Ainda, outros documentos podem ser solicitados pelo INSS.
Estou quase completando a idade para se aposentar, mas nunca contribui e agora? Posso me aposentar sem pagar o INSS?
Não, a aposentadoria exige pagamento. Porém, quem vive em situação de miserabilidade pode solicitar o benefício assistencial.
Como faço para receber minha aposentadoria?
Em uma rede bancária credenciada, na data e endereço indicados na concessão.
Uma dúvida bem comum também é: Quanto vou receber de aposentadoria?
Depende do cálculo das médias. O INSS pode errar no cálculo da sua aposentadoria, deste modo, é de suma importância que você procure uma advogada especialista na hora de se aposentar!