Tudo o que você precisa saber sobre ação de cobrança!
Conforme os dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil 2022, há mais de 64,82 milhões de brasileiros inadimplentes.
Deste modo, mesmo que a empresa faça um estudo minucioso de suas finanças, sempre terá que lidar com casos de inadimplência.
Neste sentido, quando a cobrança amigável da dívida não surte o resultado desejado, que é o recebimento, o caminho é optar pela Ação de Cobrança Judicial, e é ela que iremos falar no post de hoje!
Doutora, minha empresa tem créditos a receber e já tentamos a via amigável, o que devemos fazer agora?
Essa é uma dúvida que nosso escritório recebe quase todos os dias.
Em relação à Cobrança Judicial, o devedor receberá intimação para comparecer à julgamento, no qual acontecerá a renegociação de dívidas.
Importante ressaltar que a duração deste processo varia de acordo com as “varas/cartórios”, município e estado. E ainda pode demorar mais ou menos a depender da disponibilidade do devedor pagar sua dívida, ou seja, se existe colaboração do devedor, geralmente o processo de cobrança anda rápido!
Neste sentido, é importante destacar que, existem diferenças entre as diversas ações existentes para assegurar o seu crédito, como por exemplo: Ação de Cobrança Judicial/Extrajudicial, Execução de Título, Ação Monitória, portanto, sempre a assistência de advogada especialista é de suma importância para que você consiga recuperar o seu crédito!
Portanto, procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas acerca do tema!