Ainda consigo aposentar aos 50 anos?

Doutora, ainda consigo aposentar aos 50 anos após a reforma da previdência?

SIM! mas é uma exceção, então leia o post até o final para entender melhor!

Não é novidade que algumas modalidades de aposentadoria não exigiam idade mínima, ATÉ a chegada da reforma da previdência, em 13/11/2019.

Com a entrada da reforma da previdência em vigor, os trabalhadores que já estavam contribuindo com o INSS têm algumas opções para se aposentar, que são as regras de transição, através da contagem de pontos, do pedágio de 50% e aposentadoria especial.


Então, quando é possível se aposentar aos 50 anos?


  • quando a pessoa possuir os requisitos mínimos até a data da reforma, destacando que a regra do pedágio de 50% é a mais próxima da aposentadoria anterior à reforma;

  • se o segurado possuir outros períodos que serão considerados na contagem de tempo. Exemplo: trabalhou na roça até 31/10/91 “sem registro”; exerceu atividade de economia familiar na lavoura.


Na época da reforma da previdência, o segurado precisava ter no mínimo 28 anos de contribuição, no caso de mulheres e 33 anos, no caso de homens, faltando somente 2 anos para completar o período todo.

Em relação a regra de transição da aposentadoria especial, essa irá depender do grau de periculosidade (mínimo, médio, máximo).

Até a data da reforma, o tempo especial poderá ser convertido em tempo comum, para requerer uma aposentadoria por tempo de contribuição. Os períodos que não constam no extrato do CNIS ou tempo de trabalho informal, serão considerados.

MAS SERÁ QUE VALE A PENA SE APOSENTAR AOS 50 ANOS?

Para respondermos essa pergunta será necessário analisar o fator previdenciário e, quanto mais cedo a pessoa se aposentar, menor será o valor do benefício e maior será a perda das remunerações ao longo do tempo.

Portanto, procure uma especialista para fazer um planejamento previdenciário e analisar os prós e os contras de se aposentar mais cedo!

 

Related Posts

Leave a Reply