Recentemente o youtuber MONARK fez apologia ao nazismo durante o Flow Podcast. A Constituição Federal estabelece, no inciso XLII do artigo 5º, que a prática de racismo configura crime inafiançável e imprescritível.
O discurso discriminatório contra judeus excede os limites da liberdade de expressão. Deste modo, hoje iremos falar sobre: Você sabe o que é o genocídio?
Antes de entrarmos no tema em tela, importante dizer que este termo “genocídio” não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de GRUPOS nacionais, étnicos, raciais e/ou religiosos.
Deste modo, podemos entender como genocídio, quaisquer atos abaixo relacionados, cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial, ou religioso, vejamos:
(a) Assassinato de membros do grupo;
(b) Causar danos à integridade física ou mental de membros do grupo;
(c) Impor deliberadamente ao grupo condições de vida que possam causar sua destruição física total ou parcial;
(d) Impor medidas que impeçam a reprodução física dos membros do grupo;
(e) Transferir à força crianças de um grupo para outro.
Ao longo da história, inúmeros exemplos de genocídio podem ser levantados, assim como na atualidade. O século XX foi prolífico na realização de genocídios que aconteceram em diferentes cantos do planeta. O mais conhecido deles é o Holocausto.
Se gostou do nosso conteúdo, deixe o like e envie para os amigos!