Vai se aposentar? Confira estes 3 erros que você pode cometer ao se aposentar sem orientação jurídica:
1) PAGAMENTO ATRAVÉS DE GUIA GPS
Muitas vezes o segurado acha que basta pagar a alíquota de 11% que terá direito a se aposentar. Todavia, essa modalidade de recolhimento NÃO dá direito a aposentadoria por tempo de contribuição, mas apenas aposentadoria por idade ou benefícios por incapacidade.
Deste modo, se a sua intenção for aposentar por tempo de contribuição, de nada vai adiantar passar anos recolhendo por 11%.
2) PAGAR CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS EM ATRASO SEM ORIENTAÇÃO JURÍDICA
Muitos segurados, acabam perdendo dinheiro ao realizar o pagamento de contribuições em atraso. E isso acontece porque para pagar em atraso, em alguns casos, o contribuinte tem que comprovar o exercício da atividade.
Importante lembrar que, em alguns casos a pessoa nem precisa recolher contribuições em atraso. Porém para saber se este é o seu caso, você deve buscar a ajuda de uma advogada especialista para analisar o seu caso concreto.
3) TRABALHO EM ATIVIDADES CONCOMITANTES
Se o contribuinte possui duas atividades de trabalho formal ou mesmo através de uma atividade formal e outra como contribuinte individual ele tem direito que as contribuições sejam somadas para efeito de composição do salário de benefício.
Ocorre que, muitas vezes o INSS só considera a soma quando o contribuinte reúne as condições para aposentadoria nas duas atividades, e o benefício, muitas vezes acaba sendo concedido considerando apenas uma das atividades.
Para reverter a situação após a concessão pelo INSS o segurado vai precisar de auxilio judicial visando comprovar a necessidade da soma dos salários de contribuição em ambas atividades.
Procure sempre uma advogada especialista em caso de dúvidas sobre o tema!