quanto custa para realizar inventário?

Doutora, preciso realizar o inventário do meu pai só que eu não sei o custo! Quanto vou gastar regularizar essa situação?

Essa é uma dúvida bem comum que sempre surge em nosso escritório, deste modo, hoje iremos falar para você o custo aproximado para realizar um inventário!


Assim, O custo total de um inventário, irá variar de acordo com o valor total dos bens deixados pelo(a) falecido(a). Vejamos quais são esses custos:

1) Custas processuais – no caso de inventário ajuizado na justiça (judicial); ou emolumentos relativos à escritura de inventário – para o inventário extrajudicial.

2) Emolumentos relativos as certidões negativas em nome do falecido(a), herdeiros e bens imóveis.

3) Imposto de Transmissão (ITCMD) – Imposto a ser pago a Secretaria de Fazenda do Estado competente, podendo variar entre 4 e 8% do valor dos bens.  Quanto maior o valor dos bens, maior o percentual a ser aplicado.  

Importante dizer que o ITCMD poderá ser isento a depender do valor e da situação dos bens. Portanto, o ideal é que você entre em contato com uma advogada especialista que essa entenda mais sobre o seu inventário e te dê a solução mais adequada.


4) Honorários do advogado – conforme orientação da OAB, normalmente cobrados com base no valor total dos bens a serem partilhados.

Consulte uma advogada especializada, para que ela possa lhe orientar sobre a melhor opção para o seu caso, com o menor custo possível.

 

Se gostou do nosso conteúdo, curta nosso post e marque um(a) amigo(a) que precisa saber sobre este assunto!⠀

Related Posts

Leave a Reply