Por conta da agilidade e praticidade do PIX muitas pessoas acabam digitando os dados do beneficiário que vai receber o PIX de forma errada e quando se dão conta a transferência já foi realizada. Portanto, o nosso tema de hoje é fiz um PIX errado e agora? É possível receber de volta meu dinheiro?
SIM! Em caso de transferência de valor indevido ou para outro destinatário por algum erro, é possível ter seu dinheiro de volta!
O primeiro passo é entrar em contato com a pessoa que recebeu o PIX e tentar resolver amigavelmente. Contudo, se você não tiver os dados de contato da pessoa, entre em contato diretamente com a instituição financeira por onde fez o PIX e solicite o estorno. O banco pedirá a restituição para a pessoa que recebeu o PIX errado. ⠀
Deste modo, a instituição financeira entrará em contato com a pessoa que recebeu o PIX, solicitando a devolução.
Importante dizer que, caso a pessoa que recebeu os valores se negue a restituir o valor, você deverá registrar um Boletim de Ocorrência e procurar uma advogada de sua confiança para tomar as medidas cabíveis, tendo em vista que o beneficiário que recebeu os valores estará incorrendo no crime de apropriação indébita (art. 168 do Código Penal) e enriquecimento sem causa justa.
Não se esqueça que apenas os pagamentos feitos nos últimos 90 dias corridos terão direito à devolução!⠀Caso isso tenha acontecido com você e você não conseguiu o reembolso do PIX que realizou errado, procure uma advogada especialista!