A prisão em flagrante é um momento acalorado e de muito nervosismo. Apesar de tudo isso, tente manter a calma. Você já foi preso, não há mais muito o que fazer. Por isso, mantenha-se tranquilo e procure obedecer aos seguintes passos:
- Exija que seus direitos sejam respeitados para que seja oferecido a você oportunidade de se comunicar com alguém da família, via telefone, e também de se mantenha-se em silêncio até que o advogado lhe oriente;
- Importante dizer que, o silêncio, por sua vez, não será considerado como confissão e não será interpretado contra você.
- Além disso, você tem o direito de informar que deseja ser acompanhado por um advogado. Deste modo, caso você tenha um profissional de sua confiança, informe o nome e o telefone para que se possa entrar em contato com ele.
- Caso seja informado à autoridade policial que você possui um advogado, você não poderá ser ouvido sem a presença dele. Ou melhor, você terá direito de falar com esse profissional em um lugar reservado (sem a presença de qualquer pessoa) e somente falará para a autoridade policial na presença do advogado contratado.
No caso você não consiga acionar um advogado para te acompanhar durante a prisão é essencial que você fique em silêncio. Ficar em silencio é a melhor estratégia nesses casos, principalmente para quem não tem um advogado para auxiliar.
Procure sempre um advogado especialista em Direito Criminal para que seus direitos sejam resguardados!