O Inquérito Policial é um conjunto de diligências realizadas pela polícia para a apuração de uma infração penal e de sua autoria, a fim de que o titular da ação penal possa ingressar em juízo (CPP, artigo 4°).
Deste modo, fica evidente que se trata de um procedimento administrativo instaurado pela autoridade policial. Em outras palavras, a finalidade do inquérito policial é a apuração de fato que configure infração penal e a respectiva autoria para servir de base à ação penal ou às providências cautelares.
A atuação do advogado é de extrema importância no inquérito policial. O Advogado poderá acompanhar o acusado nesta fase vez que não são raros os casos onde o abuso de autoridade se faz presente, principalmente na fase do interrogatório.
Conclui-se, portanto, que, a atuação do advogado em todo o procedimento do inquérito policial é importante para que todos os direitos do acusado sejam respeitados e principalmente para que não haja abusos de autoridade, o advogado consegue manter o respeito aos direitos humanos que são concedidos a todas as pessoas.