Muitas pessoas acham que contribuir para o INSS serve apenas para a aposentadoria, porém, quando o cidadão se torna segurado do INSS, ele passa a ter direito não apenas ao benefício de aposentadoria, mas também a outros benefícios.
Existem outros tipos de benefícios previdenciários, que o segurado passa a ter direito, e que pode vir a precisar receber, que são:
- Auxílio doença: é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
- Aposentadoria por invalidez: devido ao cidadão incapaz de trabalhar e que não possa ser reabilitado em outra profissão.
- Aposentadorias: devido ao segurado que preencha os requisitos seja na aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
- Pensão por Morte: pago aos dependentes do segurado que falecer.
- Auxílio Acidente: benefício de natureza indenizatória pago em decorrência de acidente que reduza permanentemente a capacidade para o trabalho. – Auxílio Reclusão: pago apenas aos dependentes do segurado do INSS durante o período de reclusão ou detenção.
- Salário Maternidade: pago no caso de nascimento de filho ou de adoção de criança.
Importante destacar que é sempre bom manter a qualidade de segurado do INSS, para que seus direitos sejam resguardados, e quando precisar, possa estar assegurado pela previdência.
Existe também o BPC/LOAS, que é devido ao idoso ou deficiente que não contribui com o INSS, mas esse benefício é exceção a regra.