Quais são os direitos trabalhistas do empregado que faleceu?

Quando a empresa é informada sobre o falecimento empregado, se faz necessário a rescisão do contrato de trabalho. Nesse caso, trata-se de uma demissão por falecimento e o seu objetivo é o de garantir os direitos do empregado aos seus dependentes.

E QUAIS SÃO OS DIREITOS QUE OS DEPENDENTES E FAMILIARES TÊM?

Os dependentes e familiares de um trabalhador falecido têm o direito de receber as seguintes verbas:

  • saldo do salário equivalente aos dias trabalhados;
  • 13º salário proporcional aos meses já trabalhados no ano vigente;
  • férias proporcionais acrescidas de ⅓ constitucional;
  • férias vencidas acrescidas de ⅓, válido quando o empregado tem mais de 1 ano de trabalho e ainda não tenha gozado desse direito;
  • salário-família proporcional aos dias trabalhados, válido quando o empregado tem filhos menores de 14 anos e o salário estiver dentro do teto fixado pelo INSS;
  • direitos adquiridos no mês da demissão por falecimento, como comissões, horas extras, adicional noturno e outros.

MAS E SE O FALECIMENTO DO EMPREGADO SE DEU EM DECORREÊNCIA DE ACIDENTE DE TRABALHO?

Quando o falecimento do empregado é por acidente de trabalho, a empresa deve emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) junto à Previdência Social.

No caso de morte que ocorreu por culpa da empresa, os familiares podem entrar na Justiça para solicitar indenização por danos morais e materiais. Essa solicitação também compete as despesas funerárias.

Related Posts

Leave a Reply